Vamos falar sobre: Cultura do Desinteresse


lifesvortex_karina_boldoro Vamos falar sobre- Cultura do Desinteresse

São tempos difíceis para se ter relacionamentos de quaisquer tipo e não tem como negar. Temos que encarar o fato e assumir que as pessoas de hoje, estão preferindo buscar culpados do que enfrentar problemas, inventar desculpas, ao invés de encarar a situação e resolver suas pendências para com os outros ou simplesmente serem honestos e assumir o desinteresse.figura8


O egoísmo e egocentrismo tem tomado uma forma não muito escrachada, mas de uma proporção preocupante. As pessoas não mais se preocupam com as outras e o altruísmo tem se tornado cada vez mais escasso em relações interpessoais, por isso precisamos falar sobre a cultura do desinteresse.

Você já deve ter presenciado a frase “no meu tempo não era assim” de pessoas mais velhas relacionada não somente a costumes e hábitos rotineiros que de fato se perderam, mas sim a valores. E quando digo valores, me refiro à alguns fatores que influenciavam as pessoas a se manterem juntas e unidas os quais não vemos com frequência atualmente.

tumblr_lqjpceX7Mc1qcucc7.jpg

Fonte: Tumblr

Não é difícil, por exemplo, você conhecer casais que casaram e após alguns anos de convivência se divorciaram ou parentes próximos cortando laços por motivos “pequenos”, pois  foram valores agregados ao nosso dia-a-dia, querendo ou não.

Por isso por muitas das vezes não percebemos, mas é possível sim, enxergar tal cultura na correria de nosso cotidiano. Uma simples atitude em uma relação pode demonstrar de forma nítida que o desinteresse vem tomando conta de muitos relacionamentos. Desde a famosa “falta de vontade” até o real desprezo ao próximo, o qual é mais crônico.

Podemos ilustrar facilmente com relacionamentos amorosos, os quais vem se tornando cada vez mais frágeis e de uma pré disposição notável para o término. Em que em muitos casos não existe em si um motivo concreto ou talvez um propósito além do famoso “não deu certo”.

Porém, até que ponto algo realmente não deu certo porquê não tinha que ser?

Quem sabe se nos doando mais, talvez pudesse ser diferente? Quem sabe se fôssemos honestos com toda ou qualquer atitude e decisão, as coisas entrariam no eixo? Será que realmente não deu certo ou fomos nós quem não mais se interessaram em encarar as coisas e pessoas de frente, tentando assim relevar diferenças e quem sabe até aprender a gostar delas?

Pois é, não é difícil de aplicar a famosa falta de disposição em suportar aqueles costumes diferentes dos nossos, em nosso comportamento. O difícil mesmo é assumir que agimos assim e nem notamos, uma vez que alguns valores foram desagregados. A ideia de abrir mão de algumas coisas por alguém é mal visto e não mais se ouve relatos de pessoas que na primeira queda, continuaram tentando até encontrar um eixo.

meu

O que vemos são pessoas que não se relacionam, mas sim disputam quem está certo ou errado. Umas desafiando as outras, tentando dia-pós-dia provar que não faz diferença a presença do outro. Isso cada dia mais vem se tornando comum entre as pessoas e elas mesmas não se dão conta que abrindo mão das relações interpessoais, abrem mão acima de tudo de sua evolução como pessoa.

Portanto, faça aquilo que você quer que seja feito com você. Se importe, se doe, se entregue e caso não sinta vontade de o fazer, seja sincero consigo mesmo e em conseguinte com àqueles que na sua vida estão presentes, afinal, uma mensagem não respondida e um carinho não retribuído, significam bem mais do que muitos pensam.

Espero que tenham curtido o bate papo e de novo e sempre, vamos conversar? Estou aberta a comentários!

Até a próxima!

Karina Boldoro

5 comentários sobre “Vamos falar sobre: Cultura do Desinteresse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s